Relato de Experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Centro Municipal de Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho compreende a temática formação de professores, objetiva relatar e socializar as experiências vividas durante o estágio na Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Aparecida de Goiânia - Goiás, que em virtude da Pandemia da Covid- -19 foi realizado de forma remota. Nesse estágio foi definido como foco principal responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como é a Educação Infantil em Aparecida de Goiânia? Para responder a essa pergunta, inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico do referencial teórico acerca da temática, seguido de discussões/reflexões durante os encontros síncronos, e, posteriormente, realizamos entrevistas/diálogos com a equipe do CMEI, além dos pais dos alunos. O estágio foi realizado no período de 2021/1. Identificamos que no CMEI a prática educativa segue uma rotina planejada, o desenvolvimento do trabalho é constituído de desafios e cooperação. Portanto, verificamos que a unidade de ensino tem colhido resultados positivos. Este relato de experiência está dividido em introdução, apontando aspectos históricos, legais e conceituais; referencial teórico, onde discutimos a prática educativa; metodologia, ou seja, como o trabalho foi desenvolvido; os resultados, momento em que apresentamos as experiências vividas no CMEI, e as considerações finais.

Biografia do Autor

Marivânia de Jesus Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Pedagoga Bilíngue Português/Libras, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Aparecida de Goiânia, GO, Brasil. Discente do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás (UFG), GO, Brasil.

Referências

ALMEIDA, R. B. Concepção de infância e criança em Goiânia sob o olhar da assistência social. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas.Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1059-1083, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15 fev. 2022.

Centro Municipal de Educação Infantil “Manoel Alves da Silva”. Projeto Político Pedagógico – PPP. Secretaria Municipal de Educação. Aparecida de Goiânia - Goiás, 2021.

FRIEDMANN, A. Protagonismo Infantil: a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.

REIS, L; SILVEIRA, T. História do atendimento às crianças pequenas no Brasil: concepções, políticas e práticas. REVASF, Petrolina, v. 9.n. 19, 2019.

PALACIOS, A; ROMAÑACH, J. El Modelo de la Diversidad. Una nuevavisión de labioéticadesde la perspectiva de las personas com diversidad funcional(discapacidad). Intersticios: Revista Sociológica de Pensamiento Crítico, v. 2, n. 2, p.37-47, 2008. Disponível em: http://www.intersticios.es/article/viewFile/2712/2122. Acesso em: 5 jan. 2023.

PRESTES, Z. A Brincadeira de Faz de Conta e a Infância. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 28-39, maio/ago. 2016.

SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra. Revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.

Publicado
2023-12-23
Como Citar
DE JESUS FARIAS, M. Relato de Experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. Esp., p. 242-259, 23 dez. 2023.
Seção
Relatos de Experiência