Formação de Professores e Práticas Educativas: Experiência do Quilombo Pambu-Araçá

Palavras-chave: Formação de Professores, Práticas Educativas, Lei 10639/2003, Educação Antiracista

Resumo

Este texto é resultado de um estudo que busca compreender como a formação de professores pode contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 e para a construção de práticas pedagógicas antirracistas na EJA, em um contexto quilombola. O estudo parte da premissa de que a formação inicial de muitos professores não os prepara para lidar com as especificidades da EJA e com a temática das relações étnico-raciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um relato de experiência, baseado nas vivências e reflexões de duas coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação e de uma professora formadora, todas envolvidas no processo de formação. A escolha da abordagem qualitativa se justifica pela necessidade de compreender a complexidade do processo de formação, considerando as perspectivas e os significados atribuídos pelos participantes. O estudo utiliza diversas referências bibliográficas para fundamentar a discussão sobre a formação de professores, a educação antirracista e a identidade quilombola. Autores como Paulo Freire, Stuart Hall, Vieira Pinto, entre outros, são citados para embasar a análise dos resultados da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram observações, anotações de campo e reflexões sobre as interações e atividades realizadas durante o encontro formativo. A análise dos dados se baseia na interpretação das experiências e observações das pesquisadoras durante o encontro formativo, nas falas dos participantes e nas reflexões teóricas sobre a temática da pesquisa. O estudo conclui que a prática educativa realizada na Comunidade Quilombola de Pambu-Araçá representa um avanço na formação de professores para a EJA, destacando a importância da contextualização da formação nas realidades sociais e culturais específicas. A pesquisa evidencia a necessidade de fortalecer a identidade quilombola, combater o racismo e a discriminação, e promover uma educação mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Isaura Francisco de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Universidade do Estado da Bahia UNEB, DCHT Campus XVII. Membro do grupo de pesquisa: GEPECATEA. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA.

Inaiara Alves Rolim, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Professora efetiva da Rede de Ensino de Serra do Ramalho/BA. Doutoranda do Doutorado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. Brasil.

Shirley Gonçalvez de Souza, Prefeitura Municipal de Serra do Ramalho

Mestra em Ciências Sociais. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai. Especialista em Educação na Coordenação de Diversidade e Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação do Município de Serra do Ramalho, BA. Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho, Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
OLIVEIRA, I. F. DE; ROLIM, I. A.; SOUZA, S. G. DE. Formação de Professores e Práticas Educativas: Experiência do Quilombo Pambu-Araçá. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. Esp., p. 160-177, 26 dez. 2024.
Seção
Relatos de Experiência