Trilha geográfica: o uso de jogo como recurso didático no ensino-aprendizagem
Resumo
O trabalho resulta da atividade desenvolvida na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Lopes, pelo grupo PET Geografia (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas em 2016. Este texto destaca o uso de atividade lúdica, no caso, a trilha geográfica em sala de aula, como recurso didático no auxílio do processo ensino-aprendizagem em Geografia. Salienta-se também, a importância de considerar o conhecimento prévio dos alunos ao elaborar as atividades que serão usadas em sala de aula. Enaltece a interação e cooperação estabelecida entre os alunos e os integrantes do grupo PET Geografia, durante os jogos e a melhor assimilação do conteúdo sociedade e natureza pelos alunos. Por suposto, responde ao objetivo estabelecido pelo professor em proporcionar uma compreensão integrada do espaço geográfico.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.