Trilha geográfica: o uso de jogo como recurso didático no ensino-aprendizagem

  • Luana Fernanda Luiz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaiane da Silva Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mário Márcio Geminiano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edima Aranha Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: PET Geografia, Trilha Geográfica, Atividade Lúdica, Três Lagoas/MS, Ensino

Resumo

O trabalho resulta da atividade desenvolvida na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Lopes, pelo grupo PET Geografia (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas em 2016. Este texto destaca o uso de atividade lúdica, no caso, a trilha geográfica em sala de aula, como recurso didático no auxílio do processo ensino-aprendizagem em Geografia. Salienta-se também, a importância de considerar o conhecimento prévio dos alunos ao elaborar as atividades que serão usadas em sala de aula. Enaltece a interação e cooperação estabelecida entre os alunos e os integrantes do grupo PET Geografia, durante os jogos e a melhor assimilação do conteúdo sociedade e natureza pelos alunos. Por suposto, responde ao objetivo estabelecido pelo professor em proporcionar uma compreensão integrada do espaço geográfico.

Biografia do Autor

Luana Fernanda Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Jaiane da Silva Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Mário Márcio Geminiano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Edima Aranha Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Docente da Graduação e Pós-graduação em Geografia, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Publicado
2017-12-30
Como Citar
LUIZ, L. F.; SOUZA, J. DA S.; GEMINIANO, M. M.; SILVA, E. A. Trilha geográfica: o uso de jogo como recurso didático no ensino-aprendizagem. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 2, p. 4-14, 30 dez. 2017.