Dificuldades no Ensino de Geografia: análise das disciplinas lógicomatemáticas no curso de Geografia licenciatura da UFMS/CPAQ
Resumo
Este trabalho tem como objetivo contribuir com o ensino de geografia no que diz respeito às dificuldades vividas por acadêmicos do curso de Geografia licenciatura em relação às disciplinas que apresentam conteúdos que envolvem cálculos, para tal seguiu-se um modelo de pesquisa qualitativo e quantitativo onde a coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental, bibliográfica e trabalho de campo. A pesquisa documental baseou-se em registros fornecidos pela secretaria acadêmica do Campus, a parte bibliográfica caracterizou-se pela consulta em livros e artigos que apresentasse em seu conteúdo os assuntos relacionados ao ensino de Geografia, a geografia quantitativa e a formação de professores. O trabalho de campo pode ser distinguido em duas etapas: a observação direta participante, feita na sala da turma de geografia licenciatura nas disciplinas de Cartografia, Estatística e Matemática no 1º e 2º semestre de 2016, e a aplicação de questionário elaborado a partir destas observações. O estudo apontou para uma tendência de temor dos alunos de geografia em relação às disciplinas que envolvem cálculos além de uma possível elevação das taxas de evasão por conta desses componentes curriculares.
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