Ensaios analíticos sobre a prática da pesquisa como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da Geografia nas unidades escolares da rede estadual de ensino da cidade de Aquidauana/MS
Resumo
A inserção da prática metodológica da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina geografia tem sem tornado importantíssimo uma vez que contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos propostos no livro didático, e aproxima o aluno daquilo que está inerente a sua própria vivência, além disso, abomina práticas que sempre fizeram parte do contexto desta disciplina ao longo de sua historia, como as práticas descritivas e de memorização. Contudo ainda não é desenvolvida de modo significativo nas aulas de geografia na cidade de Aquidauana/MS. Este trabalho versa sobre a importância da pesquisa no processo de ensino e de aprendizagem da geografia e sobre os fatores que tem se configurado empecilho, ou até mesmo dificultado a inserção da pesquisa na prática docente. Os resultados apontam contribuição na compreensão da forma como a geografia vem sendo ensinada na referidas escolas da cidade, bem como para a percepção das dificuldades ou obstáculos que os professores por vezes encontram, não só no que diz respeito ao planejamento, como no desenvolvimento de atividades que envolvam a prática da pesquisa.
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