Ensaios analíticos sobre a prática da pesquisa como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da Geografia nas unidades escolares da rede estadual de ensino da cidade de Aquidauana/MS

  • Enzo Rufino Leite Escola Municipal Estudante William Tavares de Oliveira
Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino, Geografia, Pesquisa, Prática

Resumo

A inserção da prática metodológica da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina geografia tem sem tornado importantíssimo uma vez que contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos propostos no livro didático, e aproxima o aluno daquilo que está inerente a sua própria vivência, além disso, abomina práticas que sempre fizeram parte do contexto desta disciplina ao longo de sua historia, como as práticas descritivas e de memorização. Contudo ainda não é desenvolvida de modo significativo nas aulas de geografia na cidade de Aquidauana/MS. Este trabalho versa sobre a importância da pesquisa no processo de ensino e de aprendizagem da geografia e sobre os fatores que tem se configurado empecilho, ou até mesmo dificultado a inserção da pesquisa na prática docente. Os resultados apontam contribuição na compreensão da forma como a geografia vem sendo ensinada na referidas escolas da cidade, bem como para a percepção das dificuldades ou obstáculos que os professores por vezes encontram, não só no que diz respeito ao planejamento, como no desenvolvimento de atividades que envolvam a prática da pesquisa.

Biografia do Autor

Enzo Rufino Leite, Escola Municipal Estudante William Tavares de Oliveira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado
2017-12-30
Como Citar
LEITE, E. R. Ensaios analíticos sobre a prática da pesquisa como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da Geografia nas unidades escolares da rede estadual de ensino da cidade de Aquidauana/MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 2, p. 42-49, 30 dez. 2017.