Metodologia de ensino através da análise do local com uso do mapa mental
Resumo
Os estágios curriculares e extracurriculares são ótimas oportunidades de se melhorar ainda mais a formação do futuro docente com as atividades de prática de ensino ligado diretamente com a escola. Assim, através de uma pesquisa na área de ensino, aplicou-se a metodologia do mapa mental, com o objetivo de identificar entre os alunos de uma escola de ensino fundamental, como eles observam e representam a escola e ao redor desse ambiente. Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Escola Municipal Professor Ramez Tebet, no município de Três Lagoas-MS. A metodologia foi baseada em dois momentos, o primeiro foi pedido aos alunos para que desenhassem o entorno da escola e num segundo momento, após um passeio no entorno da escola, solicitou para que os alunos desenhassem novamente. Evidenciou-se que alguns alunos, porém poucos conseguiram de imediato representar os elementos de forma organizada e proporcional, porém com divergentes tipos de visões. No segundo momento, notou-se que vários alunos melhoraram significamente suas projeções, apresentando mais proporcionalidade e melhor distribuição dos elementos observados. Por fim, a prática se mostrou interessante, pois avaliou o entendimento de noção de localização e espacialização dos elementos.
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