Metodologia de ensino através da análise do local com uso do mapa mental

  • Paola Vicentini Boni Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Milto Ferreira Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Frederico dos Santos Gradella Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Prática de Ensino, Mapa Mental, Prática Docente

Resumo

Os estágios curriculares e extracurriculares são ótimas oportunidades de se melhorar ainda mais a formação do futuro docente com as atividades de prática de ensino ligado diretamente com a escola. Assim, através de uma pesquisa na área de ensino, aplicou-se a metodologia do mapa mental, com o objetivo de identificar entre os alunos de uma escola de ensino fundamental, como eles observam e representam a escola e ao redor desse ambiente. Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Escola Municipal Professor Ramez Tebet, no município de Três Lagoas-MS. A metodologia foi baseada em dois momentos, o primeiro foi pedido aos alunos para que desenhassem o entorno da escola e num segundo momento, após um passeio no entorno da escola, solicitou para que os alunos desenhassem novamente. Evidenciou-se que alguns alunos, porém poucos conseguiram de imediato representar os elementos de forma organizada e proporcional, porém com divergentes tipos de visões. No segundo momento, notou-se que vários alunos melhoraram significamente suas projeções, apresentando mais proporcionalidade e melhor distribuição dos elementos observados. Por fim, a prática se mostrou interessante, pois avaliou o entendimento de noção de localização e espacialização dos elementos.

Biografia do Autor

Paola Vicentini Boni, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Milto Ferreira Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Frederico dos Santos Gradella, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas (UFMS/CPTL)

Publicado
2017-12-30
Como Citar
BONI, P. V.; NETO, M. F.; GRADELLA, F. DOS S. Metodologia de ensino através da análise do local com uso do mapa mental. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 2, p. 50-57, 30 dez. 2017.