Geopráticas: compartilhando práticas educativas

  • Valéria Rodrigues Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Otávio da Silva Secretaria de Educação de São Paulo
  • Patrícia Felix de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jessica de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Isabela Maria Bolognin da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino, Prática, Geografia, Geoprática

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de extensão intitulado “Geopráticas: compartilhando práticas educativas para ensino de Geografia” tendo por objetivos promover discussões entre professores e acadêmicos sobre a geografia escolar, identificar experiências significativas e organizar um caderno com sugestões de práticas para o ensino de geografia. Considerando o saber proveniente da experiência dos professores e a importância do desenvolvimento da educação geográfica, a proposta realizou-se no segundo semestre de 2016 em duas escolas públicas, uma pertencente a Três Lagoas, cidade situada na porção leste de Mato Grosso do Sul e outra, localizada em município próximo, Andradina, a noroeste do estado de São Paulo. O projeto confirmou a relevância da Geografia para a formação dos alunos e da experiência dos professores, bem como o valor de práticas de ensino que promovam a interação e participação dos estudantes nas discussões geográficas.

Biografia do Autor

Valéria Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Leandro Otávio da Silva, Secretaria de Educação de São Paulo

Professor da Secretaria de Educação de São Paulo, Pereira Barreto, SP.

Patrícia Felix de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Jessica de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Isabela Maria Bolognin da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Publicado
2018-12-08
Como Citar
PEREIRA, V. R.; SILVA, L. O. DA; ARAÚJO, P. F. DE; FERREIRA, J. DE O.; SILVA, I. M. B. DA. Geopráticas: compartilhando práticas educativas. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 3, p. 30-40, 8 dez. 2018.