Escola com vida na cidade Aquidauana-MS: desejos e possibilidades
Resumo
O trabalho versa sobre a temática: precariedade escolar, através da análise de duas escolas estaduais na cidade de Aquidauana-Ms, a partir de ações do curso de Geografia da UFMS CPAq (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Foram aplicados questionário a: pais, professores, alunos e gestores, buscando obter informações sobre o estado físico das escolas a partir da opinião de atores sociais direta e indiretamente envolvidos com a realidade escolar através de uma pesquisa qualitativa. Com base nas informações coletadas foi diagnosticada a realidade das unidades escolares e os ideários dos agentes sociais revelando uma variabilidade e confrontamentos de opiniões nos aspectos da estruturais das escolas. Fizeram–se presente opiniões diversas, revelando a proximidade ou a falta de proximidade, com a unidade escolar. Revelou-se que são frágeis ações para a formação intelectual do aluno e formação continuada dos profissionais da educação visto que além de não condizer com os discursos otimistas do poder público, a realidade diverge também das próprias leis que regem a estrutura educacional no país, nos estados e nos municípios. Não levantando bandeiras nem apontando nomes ou culpados para tal situação, o estudo traz uma crítica a realidade de uma parcela do tão desvalorizado sistema educacional Brasileiro, particularmente o Estado do MS.
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