O Acesso de Crianças com Diferenças Funcionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental em Goiânia e Aparecida de Goiânia nos Anos de 2020 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/revens.v4iEsp..19562

Palavras-chave:

Criança, Diferenças Funcionais, Inclusão

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido dentro do eixo temático educação inclusiva e diversidade. A pesquisa busca compreender de forma documental como se efetiva a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e como vem sendo realizada a inclusão das crianças com diferenças funcionais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - anos iniciais; no contexto dos Municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, entre os anos de 2020 a 2022. Assim, a pesquisa teve como principal fonte de dados, documentos disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Educação de Goiânia e Aparecida de Goiânia. As informações alvo se delimitaram na documentação referente a política de inclusão dos Municípios e no número de matriculas das crianças com diferenças funcionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais. A pesquisa é de cunho documental, qualitativo quantitativo, para análise dos dados, realizou-se levantamento bibliográfico e teórico sobre o objeto de estudo. Destarte, este trabalho visa suscitar reflexões acerca da importância das pluralidades no ambiente escolar, na perspectiva da Educação Inclusiva e no contexto da Educação Regular. Bem como, questionamentos por meio de embasamento teórico, de como a presença e/ou ausência das crianças com diferenças funcionais na rede pública dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia-GO, pode influenciar no desenvolvimento global das crianças com diferenças funcionais. Deste modo, os dados revelaram a disparidade nas políticas de inclusão entre os municípios, e indica um crescimento progressivo das crianças com diferenças funcionais nas redes municipais de ensino, entretanto, ainda tímido em relação ao número total de matriculados.

Biografia do Autor

  • Priscila Ribeiro da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia Bilíngüe Português/Libras, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Aparecida de Goiânia/GO. Discente da pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – campus Cidade de Goiás, GO, Brasil.

  • Alciane Barbosa Macedo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Doutora em Psicologia Clínica e Cultura, docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, campus Aparecida de Goiânia. Aparecida de Goiânia, GO, Brasil.

Referências

ANTUNES, R. L. C. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R. L. C.; PINTO, G. A. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. v. 58, São Paulo: Cortez, 2017.

GIARETA, P. F. Fundamentos político-pedagógicos da BNCC: considerações sobre o Estado educador e a produção de hegemonia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 6, e2118187, p. 1-17, 2021.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

JESUS, A. T. Educação e hegemonia no pensamento de Antonio Gramci. São Paulo: Cortez, 1989.

MELO, A. S. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, L. M. W (org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SILVA, D. R. Hegemonia e educação: proposta gramsciana de superação da subalternidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA , Priscila; BARBOSA MACEDO PEREIRA, Alciane. O Acesso de Crianças com Diferenças Funcionais na Educação Infantil e Ensino Fundamental em Goiânia e Aparecida de Goiânia nos Anos de 2020 a 2022. Revista Ensin@ UFMS, [S. l.], v. 4, n. Esp., p. 144–158, 2023. DOI: 10.55028/revens.v4iEsp.19562. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/19562. Acesso em: 17 fev. 2026.