UMA CARTOGRAFIA DE MOLECULARIDADES ATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE LINHAS DE FUGAS ARTÍSTICAS

  • FILIPE LIMA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • CLAUDIA GLAVAM DUARTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL https://orcid.org/0000-0002-8608-5855

Resumo

A cartografia dos descostumes traz a possibilidade de gerarmos um mapa que espelha os fluxos contínuos contidos na Cartografia da obra de Chico Ludemir. Inspira-se numa função-artística e no nascer mulher dos devires transexuais que promovem a ideia de educações insurgentes a partir de agenciamentos artísticos, culturais e educacionais que comungam espaços e tempos. A problemática surge da possibilidade de que elementos artísticos em agenciamento constituam estratégias de re(x)istência no acontecimento educação, o que gerou, como pista inicial para percorrer os caminhos que chegaram a este trabalho, a necessidade de costurar um mapa dos fluxos contínuos na arte de Chico Ludemir que nos levasse ao acontecimento. Surgiram movimentos que nos permitem investigar a pista proposta e desenvolver nossa cartografia viva com ênfase na molecularidade de linhas de fugas educacionais a partir das subjetividades do autor, da obra e das personagens. Reforçamos, assim, que o acontecimento educação surge do agenciamento composto essencialmente dos contra-fluxos e fatores de re(x)istências das potências disruptivas encontradas que promoveram processos de diferenciação e transformação moleculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDIA GLAVAM DUARTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Campus Litoral Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde - UFRGS.

Publicado
2021-07-19
Como Citar
LIMA SILVA, F., & GLAVAM DUARTE, C. (2021). UMA CARTOGRAFIA DE MOLECULARIDADES ATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE LINHAS DE FUGAS ARTÍSTICAS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 27(53). https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i53.10714