EXCLUSIÓN EDUCATIVA, REALIDAD UNIVERSITARIA DE LA DISCAPACIDAD

  • Milagros Jansen Rodriguez

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar um olhar compreensivo da exclusão educacional como uma realidade universitária para alunos com deficiência na Venezuela. Foi utilizado o método fenomenológico hermenêutico. Como técnica, foi usada a entrevista em profundidade. Na categoria Acessibilidade, evidenciouse o atributo Barreiras físicas / Instalações físicas inadequadas: a inexistência de adaptações para cada tipo de deficiência, que favoreçam a mobilidade efetiva ou a livre circulação nos estabelecimentos de ensino, o que potencializa a desigualdade e a exclusão. A categoria Valores, qual emerge a Solidariedade como um valor presente na dinâmica da sala de aula. Esta se materializa segundo a inteligência espiritual, nas atitudes de compaixão como regra máxima para a atenção e socialização educativa da deficiência entre alunos, professores e colegas. Finalmente, no que se refere à categoria de Alunos com deficiência, o modelo de formação de professores que prevalece na Venezuela (mecanicista e reducionista) promove práticas pedagógicas punitivas, normativas e disciplinares, gerando assim a necessidade de repensar o modelo de formação docente à atenção destes alunos. Nesse sentido, a educação holística é uma alternativa viável, que permite vislumbrar uma educação com rosto humano amparada na inteligência espiritual – consciência dos próprios sentimentos e dos outros- com valores norteadores como a solidariedade e a compaixão, sob o olhar da tríplice visão da natureza humana: corpo-mente-espírito, mostrando que somos sensações-ideias-valores.

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Publicado
2021-02-02
Como Citar
Jansen Rodriguez, M. (2021). EXCLUSIÓN EDUCATIVA, REALIDAD UNIVERSITARIA DE LA DISCAPACIDAD. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 26(51 e 52). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/12587