MULHERES NEGRAS RUMO À PÓS-GRADUAÇÃO: relatório sobre aspectos sociais de mulheres negras matriculadas no Curso de Formação Pré-Acadêmica, afirmação na Pós UFPR (2017)

  • Tania Aparecida Lopes
  • Lucimar Rosa Dias

Resumo

O artigo analisa o perfil das alunas negras, matriculadas em Curitiba, no curso preparatório para a pós-graduação promovido pela Universidade Federal do Paraná, em 2017, o “Pré pós”, que se propôs a preparar candidatas/os para processos seletivos de programas de pós-graduação stricto sensu. Das 173 matrículas, as mulheres negras são a maioria, com 83 matrículas, quando comparamos às matrículas do gênero masculino (57) e das mulheres brancas (31). Examinamos por meio da leitura das cartas de intenção por quais motivos essas mulheres procuram um curso de pós-graduação. Os dados indicam que as mulheres negras são de famílias de baixa renda e articulam a sua formação acadêmica a uma preocupação social e ativismo no movimento negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-02-02
Como Citar
Aparecida Lopes, T., & Rosa Dias, L. (2021). MULHERES NEGRAS RUMO À PÓS-GRADUAÇÃO: relatório sobre aspectos sociais de mulheres negras matriculadas no Curso de Formação Pré-Acadêmica, afirmação na Pós UFPR (2017). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 26(51 e 52). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/12590