AUTORIDADE DOCENTE E AUTONOMIA DISCENTE: estabelecendo relações com a violência escolar

  • João Luiz Cavalcante Carreira
  • Marian Ávila de Lima e Dias

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar e discutir as relações entre violência escolar, autoridade docente e autonomia discente à luz da Teoria Crítica da Sociedade e da psicanálise freudiana. De modo a atender este objetivo, foram analisadas as relações entre pares e entre professor/a-alunos/as em quatro escolas da cidade de São Paulo (duas públicas e duas privadas) a partir de um roteiro de observação, entrevistas com a coordenação pedagógica e professores/as, e análise de Livro de Ocorrências e Projeto Político Pedagógico. Os dados mostraram que nas escolas em que a autoridade docente é mais marcada se presencia menos violência entre pares e entre professores/as-alunos/as, tendendo à construção autônoma destes últimos. Por outro lado, nas escolas em que a autoridade docente é menos verificada, os casos de violência escolar entre pares e professores/as-alunos/as foram mais frequentes, e a possibilidade de construção de autonomia tendeu a ser menor.

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Publicado
2021-02-02
Como Citar
Luiz Cavalcante Carreira, J., & Ávila de Lima e Dias, M. (2021). AUTORIDADE DOCENTE E AUTONOMIA DISCENTE: estabelecendo relações com a violência escolar. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 26(51 e 52). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/12599