APLICANDO A DIMENSÃO DA ESPECIALIZAÇÃO (TCL) AO DISCURSO DE AGRICULTORES DURANTE UMA PRÁTICA AGROECOLÓGICA

  • Giordanna Bié Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Fleury Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Passos Barreto Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Teoria dos Códigos de Legitimação, Especialização, Agricultores familiares, Agrofloresta, Agroecologia

Resumo

Neste estudo aplicamos a dimensão da Especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL) como uma ferramenta metodológica para analisar os discursos de agricultores com diferentes origens de formação do conhecimento especializado envolvido em uma capacitação de técnicas agroflorestais, uma das principais práticas da agroecologia. Foram entrevistados um agricultor familiar (participante da capacitação), um engenheiro agrônomo (técnico da capacitação) e uma agrofloresteira (técnica da capacitação). Cada entrevista foi analisada a partir de três níveis de refinamento das ferramentas desta dimensão: a Especialização – revelando os códigos da especialização; as relações epistêmicas – revelando os insights de conhecimento; e as relações sociais – revelando os olhares dos conhecedores. Estabelecemos uma metodologia de análise considerando os conceitos da TCL. A análise possibilitou compreender como cada um dos atores envolvidos no estudo legitima seu conhecimento e como cada um se legitima como conhecedor dentro do campo. Estudos como este são importantes para trazer o conhecimento agroecológico, através de suas diversas práticas, como objeto de estudo. Os resultados desta pesquisa podem ser ponto de partida a criação de metodologias voltadas para a capacitação de agricultores familiares.

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Biografia do Autor

Giordanna Bié , Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Participante ativa no Grupo de Pesquisa em Ensino em Ciências na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Mestra em Educação pela UFMG com interesse de pesquisa o ensino agroflorestal e agroecológico. Co-fundadora da organização Epicentro Urihi onde atua na capacitação gratuita de agricultores familiares em técnicas agroflorestais por meio de projetos socioambientais.

Eduardo Fleury Mortimer, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Bacharel e Licenciado em Química, pela UFMG. Mestrado em Educação, concluído em 1988. Em 1994 defendeu tese de doutorado na USP. Está aposentado, mas continua a orientar estudantes de mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da UFMG. Seus interesses de pesquisa incluem o discurso em sala de aula de ciências da natureza e elaboração conceitual. Editor da Revista Brasileira de Ensino de Química, e pesquisador I-A do CNPq.

Lucas Passos Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais

Formado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa com experiência com Ensino e Extensão através do PET (Programa de Educação Tutorial), realizando projetos como a criação e difusão de material pedagógico para o ensino de temas ligados à biologia molecular e biotecnologia.  Mestrado em Bioquímica e Imunologia na UFMG onde além de realizar o projeto de pesquisa do mestrado, teve oportunidade de se envolver no ensino prático de estudantes de graduação em Biologia.

Referências

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Publicado
2022-09-27
Como Citar
Bié , G., Fleury Mortimer, E., & Passos Barreto, L. (2022). APLICANDO A DIMENSÃO DA ESPECIALIZAÇÃO (TCL) AO DISCURSO DE AGRICULTORES DURANTE UMA PRÁTICA AGROECOLÓGICA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 116-140. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17289