EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Laêda Bezerra Machado Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco
  • Danielle Pena de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Educação para o consumo, Representações Sociais, Professoras, Educação Infantil

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de educação para o consumo, construídas por professoras de educação infantil. Trata-se de um estudo de campo fundamentado na abordagem qualitativa. Um questionário aberto foi respondido por 108 professoras de instituições públicas e privadas de educação infantil. Os resultados indicam que as professoras objetivam a educação para o consumo em práticas conscientes e responsáveis, voltadas para o suprimento de necessidades. Essas representações estão ancoradas no não desperdício. Em contrapartida, o incentivo ao consumo pela escola não é reconhecido pelas docentes como educação para o consumo. Inferimos que a preocupação das docentes não é tanto com o incentivo ao consumo, mas com as situações de exclusão e constrangimento que ele gera. Face aos resultados, sinalizamos para as instituições formadoras de professores que incorporem a discussão e problematização acerca do consumo às práticas curriculares e formação docente.

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Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, Professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Coordenadora do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais.

Danielle Pena de Oliveira , Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela UFPE, graduada em Pedagogia, especialista em Saberes e Práticas na Educação Básica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicanalista, especialista em psicanálise com crianças e adolescentes. Atuou como professora de Educação Básica nas Prefeituras de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, professora substituta na UFRJ, Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) no Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica da UFPE. Colaborou como TAE do Núcleo de Apoio ao Educando e ao Educador (NAEE) e Coordenou o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de Educação de Santa Luzia. Atualmente exerce suas funções no Serviço de Atendimento pedagógico Hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais.

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Publicado
2022-09-27
Como Citar
Bezerra Machado, L., & Pena de Oliveira , D. (2022). EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL . InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 163-193. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17294