ASSIMETRIAS REGIONAIS

OS PERIÓDICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE

Palavras-chave: educação; avaliação; periódicos.

Resumo

Resumo: O objetivo do presente artigo é explicitar o cenário dos periódicos em educação na região Centro-Oeste e as assimetrias que o caracteriza, com vistas a potencializar o debate na área, especialmente em um momento em que está em curso a elaboração de um novo Plano Nacional de Pós-Graduação. Metodologicamente, realizou-se levantamento exploratório, sistematização e análise dos dados, junto aos programas de pós-graduação em educação, existentes na região Centro-Oeste junto à Capes. Em um segundo momento, houve a consulta a página do site na internet de cada um desses programas, na busca de identificar qual ou quais periódicos eram por eles editados. Como resultado mapeou-se 21 periódicos científicos, mas nenhum chega a obter o conceito A1, o mais alto do Sistema de Avaliação Qualis. Também, verificou-se que há apenas um periódico qualificado como A2, vinculado a programas de pós-graduação da região Centro-Oeste, uma vez que os periódicos vinculados à Universidade Federal de Uberlândia, estão inseridos na região apenas de forma político-administrativa. Conclui-se que há necessidade da formulação de políticas específicas voltadas para a equanimidade dos periódicos com vistas a estabelecer vertentes mais democratizantes para o contexto assimétrico que caracteriza o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

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Biografia do Autor

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Realizou, em 2011, estágio de pós-doutoramento na USP e, em, 2017 na UFMS. Foi pró-reitora de ensino de graduação da UFGD, no período de 2011 a 2015. Atualmente é a Coordenadora Adjunta da Área de Educação da CAPES, além de Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas de avaliação e educação superior. E-mail: gisellereal@ufgd.edu.br.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestra em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social – UNESP/Franca. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Associada da pós-graduação e da graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: alessandrafurtado@ufgd.edu.br.

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Publicado
2023-03-15
Como Citar
Martins Real, G. C., & Furtado, A. C. (2023). ASSIMETRIAS REGIONAIS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(56), 85-103. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i56.17655