O AVESSO DO BORDADO: O AEE COMO PONTO E VAZIO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

  • Paulo Pires de Queiroz Universidade Federal Fluminense
  • Andreza de Oliveira de Carvalho Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-7305-8006
  • Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves Colégio Pedro II – Professor no Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica – NAPNE https://orcid.org/0000-0001-9057-2579
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Ciclo de Políticas, Inclusão, Deficiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das ações inclusivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na trajetória discente, bem como suas influências na permanência e participação dos estudantes com deficiência na vida acadêmica em igualdade de oportunidades. Para isso, elegemos como lócus de investigação duas instituições de ensino federais localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de metodologia qualitativa, na qual o Ciclo de Políticas foi, a um só tempo, arcabouço teórico e lente analítica dos dados coletados. Como resultado, evidenciou-se um descompasso entre o que está estabelecido nas normatizações que tratam do AEE e o que, até agora, foi realizado em termos práticos, especialmente no que tange à Educação Superior. Nesse sentido, reforçamos a necessidade da ampliação de estudos acerca do AEE nos diferentes níveis de ensino, compreendendo a educação inclusiva como uma agenda que deve perpassar todo o sistema educacional.

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Biografia do Autor

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997) / Titulação reconhecida pela Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - BASis. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED). Tem experiência significativa na área de Ensino e atualmente trabalha com pesquisa nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde nos âmbitos da Graduação e da Pós-graduação.

Andreza de Oliveira de Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras/Literatura pela UERJ/FFP (2010). Mestrado em Língua Portuguesa no PROFLETRAS da UERJ/FFP (2016). Doutorado pelo Programa de Pós- graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão - PGCTin da Universidade Federal Fluminense (2024), no qual desenvolveu pesquisa na linha de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIRIO, com experiência em atendimento pedagógico aos discentes com dificuldades no processo de formação universitária. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED).

Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves, Colégio Pedro II – Professor no Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica – NAPNE

Professora efetiva do Colégio Pedro II. Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Inclusão pelo PGCTIN - UFF Mestre em Educação – UFRJ. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) - UFC. Psicopedagoga - UERJ.

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Publicado
2024-04-02
Como Citar
Pires de Queiroz, P., de Oliveira de Carvalho, A., & Camara Neto Athayde Gonçalves, F. (2024). O AVESSO DO BORDADO: O AEE COMO PONTO E VAZIO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 183-202. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.18398
Seção
Artigos - Dossiê