O AVESSO DO BORDADO: O AEE COMO PONTO E VAZIO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

  • Paulo Pires de Queiroz Universidade Federal Fluminense
  • Andreza de Oliveira de Carvalho Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-7305-8006
  • Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves Colégio Pedro II – Professor no Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica – NAPNE https://orcid.org/0000-0001-9057-2579

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar los impactos de las acciones inclusivas de la Asistencia Educativa Especializada (AEE) en la trayectoria estudiantil, así como su influencia en la permanencia y participación de los estudiantes con discapacidad en la vida académica, en igualdad de oportunidades. Para ello, elegimos como locus de investigación dos instituciones educativas federales ubicadas en el Estado de Río de Janeiro. Esta es una metodología de investigación cualitativa, en la que el Ciclo de Políticas fue, al mismo tiempo, un marco teórico y una lente analítica para los datos recolectados. Como resultado, hubo una discrepancia entre lo establecido en las normas que tratan de SES y lo que, hasta ahora, se ha llevado a cabo en términos prácticos, especialmente en lo que respecta a la Educación Superior. En este sentido, reforzamos la necesidad de ampliar los estudios sobre SES en los diferentes niveles educativos, entendiendo la educación inclusiva como una agenda que debe permear todo el sistema educativo.

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Biografía del autor/a

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997) / Titulação reconhecida pela Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - BASis. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED). Tem experiência significativa na área de Ensino e atualmente trabalha com pesquisa nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde nos âmbitos da Graduação e da Pós-graduação.

Andreza de Oliveira de Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras/Literatura pela UERJ/FFP (2010). Mestrado em Língua Portuguesa no PROFLETRAS da UERJ/FFP (2016). Doutorado pelo Programa de Pós- graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão - PGCTin da Universidade Federal Fluminense (2024), no qual desenvolveu pesquisa na linha de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIRIO, com experiência em atendimento pedagógico aos discentes com dificuldades no processo de formação universitária. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED).

Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves, Colégio Pedro II – Professor no Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica – NAPNE

Professora efetiva do Colégio Pedro II. Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Inclusão pelo PGCTIN - UFF Mestre em Educação – UFRJ. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) - UFC. Psicopedagoga - UERJ.

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Publicado
2024-04-02
Cómo citar
Pires de Queiroz, P., de Oliveira de Carvalho, A., & Camara Neto Athayde Gonçalves, F. (2024). O AVESSO DO BORDADO: O AEE COMO PONTO E VAZIO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 183-202. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.18398
Sección
Artigos - Dossiê