A POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

  • Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões Universidade Federal do Amapá
  • Jemina de Araujo Moraes Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Palavras-chave: Política de Educação Superior, Curricularização da Extensão, Universidades Federais, Amazônia brasileira

Resumo

Este estudo apresenta a implementação da política de curricularização da extensão nas universidades federais da Amazônia brasileira, cujo prazo-limite finalizou em 2022. A pesquisa justifica-se pelo disposto na Estratégia 12.7 da Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014-2024, e na Resolução nº 7/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Trata-se de uma pesquisa de cunho documental e de campo, com abordagem qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo. Os loci escolhidos foram sete Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que compõem a região Amazônica, representativas de cada estado da Região Norte brasileira. A pesquisa revelou que cerca de 70% das IFES já institucionalizaram a curricularização da extensão, mesmo em meio a diversos problemas enfrentados, como a pandemia da covid-19. O processo de implementação já está estabelecido, no qual os 10% dos créditos curriculares exigidos para a graduação em ações extensionistas são fixados por meio de um componente curricular específico, que na maioria dos casos poderá ser integralizado por modalidades extensionistas. Os principais desafios para a curricularização estão ligados à limitação orçamentária para garantir a execução das ações extensionistas e na resistência em trabalhar com a referida prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestrado em Biodiversidade Tropical (2008) e Graduação em Direito (1996) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pós-Doutorado (2021) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com intercâmbio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada II da Universidade Federal do Amapá, atuante no Curso de Graduação em Direito e nos Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Educação (PPGEd) da UNIFAP e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE (Doutorado em Rede). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da UNIFAP; Membro da Clínica de Direitos Humanos da UNIFAP e Coordenadora, no Amapá, da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Atuou como Coordenadora do Curso de Direito (2006-2007- 2010-2012); Diretora de Pós-Graduação (2013-2014); Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2014-2018). Lider do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2170-5574). E-mail: simoeshcg@gmail.com.

Jemina de Araujo Moraes Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/UFPA). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduação em Direito pela Faculdade Estácio do Amapá e em Licenciatura em Letras, com habilitação em espanhol pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Advogada e Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Macapá. Associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisas em Educação) e ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade” e do Grupo “JURIFAP". ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0901-6837. E-mail: jemina.andrade@gmail.com.

Publicado
2024-11-19
Como Citar
Guimarães Queiroz Simões, H. C., & de Araujo Moraes Andrade, J. (2024). A POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(59), 93-126. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.20788