A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:

PERCURSOS E PERCALÇOS

Palavras-chave: Curricularização da extensão. Educação. Resolução CNE Nº 7/2018.

Resumo

No presente manuscrito, apresentamos uma discussão teórico-analítica do histórico da extensão universitária no Brasil, culminando na curricularização, conforme determina a Resolução CNE Nº 7 (Brasil, 2018a). Justificamos a necessidade dessa discussão, pois avaliamos como fundamental compreendermos a concepção da extensão universitária para que possamos ler criticamente os documentos, bem como gestar e desenvolver ações extensionistas em diálogo com a comunidade. Desse modo, desenvolvemos a pesquisa de análise documental, segundo Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009). A parte teórico-analítica discute o conceito de extensão com base em Freire (2022), o contexto neoliberal à luz de Barreto Vaz (2022), Laval (2019), entre outros. Alicerçadas em Catini (2020), Freire (2022), Laval (2019), Nogueira (1999), por exemplo, debatemos também fragmentos de documentos resultantes dos Encontros do Forproex, trechos de Leis e Pareceres relacionados à extensão e ao funcionamento de instituições de ensino superior. Concluímos que, apesar da concepção freiriana de extensão que a caracteriza como um processo dialógico, interdisciplinar e transformador, a obrigatoriedade de carga horária extensionista pode levar ao desenvolvimento de ações aligeiradas, sem a escuta e o conhecimento das comunidades. Além disso, em virtude da curricularização, os interesses neoliberais podem encontrar brechas para sua expansão no ensino superior público.

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Biografia do Autor

Letícia de Leon Carriconde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Fonoaudiologia, em 1996, pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC/RS) e licenciada em Letras Português-Espanhol, em 2022, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Atualmente é aluna de doutorado no programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. Possui interesse em temas relacionados à educação linguística, formação de professores, extensão universitária e práticas decoloniais. 

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É doutora e mestre em Educação pela USP, graduada em Letras Português e Espanhol pela Unesp, campus de São José do Rio Preto, e professora associada, na UFMS. Atua no curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, ambos da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação - Geple, UFMS/CNPq, e é membro do GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, USP/CNPq, e GEMADELE - Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Material Didático de Espanhol como Língua Estrangeira, UFS/CNPq. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação linguística, educação a distância, formação de professores e tecnologias.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5017-1420. E-mail: daniela.kanashiro@ufms.br.

Publicado
2024-11-19
Como Citar
de Leon Carriconde, L., & Sayuri Kawamoto Kanashiro, D. (2024). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(59), 33-57. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.21021

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