Política de Assistência estudantil em tempos da COVID 19

um olhar sobre a atuação da Universidade Federal do Acre

  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Adão Rogério Xavier Silva Universidade Federal do Acre https://orcid.org/
Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil, Pnaes, Pandemia, Covid-19, Educação Superior.

Resumo

Este estudo analisa a atuação da Universidade Federal do Acre (UFAC) na materialização da Política de Assistência Estudantil (PAE) durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza como principal fonte os editais publicados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). A análise se fundamenta no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Política, a partir do contexto da prática. Os resultados indicam que neste período foram publicados 64 editais relacionados à Assistência Estudantil, incluindo editais de renovação. Houve a materialização de 15 ações em diferentes áreas, das quais 5 são específicas do contexto da Covid-19, voltadas exclusivamente para a inclusão digital e a alimentação dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Conclui-se que a UFAC atuou de forma colaborativa e proativa no enfrentamento da Covid-19 e de suas consequências, sempre alinhada às orientações dos órgãos competentes internacionais, nacionais e locais. No domínio da PAE, observou-se que não há precedente na história da instituição em termos de fomento voltado para ações de inclusão digital no âmbito da assistência estudantil.

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Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Estágio Pós-Doutoral realizado na UFPA. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da UFA; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Educação da Rede Educanorte/UFPA.

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Acre

Licenciado em História (2014) e Pedagogia (2023), graduado em Ciências Sociais (2021) e Mestre em Educação (2019). Cursando Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (Nupgefe) da Universidade Federal do Acre (Ufac).

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Publicado
2025-02-19
Como Citar
Assen de Carvalho, M. C., & Rogério Xavier Silva, A. (2025). Política de Assistência estudantil em tempos da COVID 19. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 39-63. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22203