No cenário educacional contemporâneo, a pluralidade de abordagens e temas se torna essencial para a compreensão e transformação das ações de ensino, aprendizagem, gestão e avaliação. Parte dessa compreensão e transformação nos leva a assumir a Educação como um campo em constante evolução, elo importante para/no desenvolvimento social e econômico, bem como para a ascensão social de camadas mais desfavorecidas. Diante disso, sob a denominação de "Pluralidades temáticas sob análise da educação" este Dossiê reúne dez artigos que exemplificam essa diversidade, contribuindo sobremaneira para o entendimento das dinâmicas educacionais contemporâneas, oferecendo auxílios valiosos para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas ao nível de América do Sul.
Este dossiê visa explorar as diversas dimensões e abordagens da Educação, abordando temas que refletem a complexidade e a pluralidade do campo educacional contemporâneo. Pretende-se reunir estudos teóricos e empíricos que ofereçam reflexões críticas e inovadoras sobre práticas educativas, políticas públicas, inclusão, tecnologias educacionais, e as intersecções com questões sociais, culturais e econômicas.

