CURRÍCULO INTEGRADO: na perspectiva de professores do curso técnico integrado em Mecânica – in lócus

  • Vanessa Palhares de Vilarim Universidade do Minho https://orcid.org/
  • Maria Palmira Alves Universidade do Minho https://orcid.org/
Palavras-chave: Currículo integrado, Professores, Práticas

Resumo

Este artigo apresenta recorte de pesquisa de doutoramento, em fase de finalização, que versa sobre as concepções acerca do currículo integrado e a integração, recolhidas com professores do Curso Técnico Integrado em Mecânica, de um campus do Instituto Federal de um estado-membro. Neste contexto, objetivamos apreender os sentidos atribuídos a fim de capturar como estes sujeitos interpretam e implementam o currículo integrado, por meio de suas práticas. Para tanto, estamos orientados, de um lado, pelo estudo de caso na busca pela compreensão holista e contextualizada (Stake, 2007; Flick, 2004) e; de outro, pela Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise, na compreensão das nuances e sentidos subjacentes dos dados produzidos (Moraes, 2014). Em conclusão, os dados aqui operados registram desafios na implementação efetiva do currículo integrado, o que contribui com uma formação fragmentada. Isto posto, reclama a ressignificação da práxis ancorada no apoio, no estudo e na formação continuada adequada ao que conclama o ensino integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Palhares de Vilarim, Universidade do Minho

Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Campo Grande. Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR, Especialista em Estatística Aplicada pela UEM, Mestre em Educação (UEM), Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Minho - PT.

Maria Palmira Alves , Universidade do Minho

Doutora em Ciências da educação pela Universidade do Minho e pela Universidade Pièrre Mendès France de Grenoble (França). Professora Associada da Universidde do Minho (Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa). Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho.

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. 3º ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 10, 26 jul. 2004.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 dez. 2008.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

CIAVATTA, Maria. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: A escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do trabalho: Perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola "dualista" e hegemonia burguesa: A reforma do ensino médio. In: COSTA, C. (Org.). Trabalho e educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Petrópolis: Autores Associados, 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Emancipação Humana. Petrópolis: Vozes, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Porto Alegre: Penso, 2020.

MATOS, Tiago Franklin Rodrigues de; JARDILINO, João Ricardo. Metodologia de pesquisa: um guia prático. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016.

MATOS, Daniel Abud Seabra.; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educ. Form., [S.l.], v. 1, n. 3, p. 20–31, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893>. Acesso em: 27 maio 2024.

MORAES, Roque. Análise textual discursiva. Petrópolis: Vozes, 2014.

RAMOS, Marise Nogueira. O trabalho como princípio educativo: um estudo das concepções de Marx e Engels. 2009. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

RAMOS, Marise Nogueira. Políticas públicas e educação profissional: A integração possível? Revista Brasileira de Educação, 16(47), 51-72, 2011.

SACRISTÁN; José Gimeno. Currículo, uma reflexão sobre a prática.3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A instituição escolar e a compreensão da realidade: o currículo integrado. In: SILVA, L. E. da. (Org.). Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina,. p. 58-74. 1996.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes. 1998.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, Francisco.; ALONSO, Luisa.; ROLDÃO, Maria do Céu. Integração e Relevância Curricular. In: SOUSA, F; ALONSO, L; ROLDÃO, M. C. (Orgs.). Investigação para um Currículo Relevante. Coimbra: Almedina. 2013. ISBN 978-972-40-5156-7.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2002.

Publicado
2025-02-20
Como Citar
Palhares de Vilarim, V., & Maria Palmira Alves. (2025). CURRÍCULO INTEGRADO: na perspectiva de professores do curso técnico integrado em Mecânica – in lócus. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 105-123. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22367