Projetos formativos nas crises da modernidade

EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E REFORMAS EDUCATIVAS

  • Bárbara Ortega Universidade Federal de Santa Catarina
  • Santiago Pich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Caroline Bresolin Maia Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: neoliberalismo, educação, subjetividade, crise, governamentalidade

Resumo

Este artigo examina os impactos do neoliberalismo sobre as instituições modernas, com foco na escola pública brasileira. A investigação centra-se em como as crises geradas pelo modelo neoliberal reconfiguram os projetos de formação humana e moldam subjetividades, conforme discutido por Lazzarato (2014), contribuindo para um colapso do sentido e da função da escola. A análise destaca o impacto das reformas educacionais no contexto da crise de subjetividades (Fraser e Jaeggi, 2020), que orientam a educação para uma lógica de controle contínuo, formação permanente, eficiência e auto-otimização. Nesse cenário, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como um exemplo paradigmático de alinhamento às demandas do mercado, ao adotar a Pedagogia das Competências como eixo central. O texto conclui ressaltando a necessidade urgente de reimaginar políticas educacionais que transcendam a lógica econômica, promovendo valores de justiça social e uma formação integral que resgate o sentido crítico e emancipador da escola.

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Biografia do Autor

Bárbara Ortega, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMS), é atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CAPES. Também participa do Projeto de Pesquisa intitulado “Biopolítica e a produção de informações na contemporaneidade: entre biomoléculas e algoritmos”. Dentre as temáticas de interesse, destacam-se a Digitalização da Vida, Colonialismo Digital, Plataformas Educativas e seus projetos formativos intrínsecos.

Santiago Pich, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto del Profesorado En Educación Física (IPEF - Córdoba - Argentina) (1996), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2009). Pós-doutorado realizado na Universidade de Barcelona (UB) (2019), junto ao grupo de Pesquisa em Pensamento Pedagógico e Social (GREPPS). Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Co-líder do Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIOLÓGICAS PIERRE BOURDIEU (LAPSB).

Caroline Bresolin Maia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na área de Condição Humana e Saúde na Modernidade. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Mestra em Direito pela Faculdade Meridional de Passo Fundo (IMED/ATITUS). Pesquisadora do Laboratório de Ética Ambiental e Animal (UFF). Também participa do Projeto de Pesquisa intitulado “Biopolítica e a produção de informações na contemporaneidade: entre biomoléculas e algoritmos”. Membro do Observatório de Justiça Ecológica (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa FUNDDIH - Fundamentos e Dimensões dos Direitos Humanos (IMED/CNPq). Particular interesse na pesquisa interdisciplinar, em temas como: Neoliberalismo, Autoritarismo e Meio Ambiente, Sociologia Política, Democracia e Poder, Ecologia Política, Ética Ambiental e Animal, Justiça Climática e Ambiental.

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Publicado
2025-02-20
Como Citar
Ortega, B., Pich, S., & Bresolin Maia, C. (2025). Projetos formativos nas crises da modernidade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 198-215. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22392