Projetos formativos nas crises da modernidade
EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E REFORMAS EDUCATIVAS
Resumo
Este artigo examina os impactos do neoliberalismo sobre as instituições modernas, com foco na escola pública brasileira. A investigação centra-se em como as crises geradas pelo modelo neoliberal reconfiguram os projetos de formação humana e moldam subjetividades, conforme discutido por Lazzarato (2014), contribuindo para um colapso do sentido e da função da escola. A análise destaca o impacto das reformas educacionais no contexto da crise de subjetividades (Fraser e Jaeggi, 2020), que orientam a educação para uma lógica de controle contínuo, formação permanente, eficiência e auto-otimização. Nesse cenário, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como um exemplo paradigmático de alinhamento às demandas do mercado, ao adotar a Pedagogia das Competências como eixo central. O texto conclui ressaltando a necessidade urgente de reimaginar políticas educacionais que transcendam a lógica econômica, promovendo valores de justiça social e uma formação integral que resgate o sentido crítico e emancipador da escola.
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