PLANEJAMENTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: a criação e atuação de Conselhos Municipais de Educação em Mato Grosso do Sul

a criação e atuação de Conselhos Municipais de Educação em Mato Grosso do Sul

  • Carmen Lígia Caldas Haiduck Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS
  • Regina Tereza Cestari de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: Planejamento, Gestao democratica, Conselhos de educação

Resumo

Neste artigo, analisa-se a influência do Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento estratégico decorrente do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, instituído pelo governo federal por meio do Decreto n. 6.094/2007, na criação de Conselhos Municipais de Educação (CME) no período de 2007 a 2014, especificamente em dois municípios sul-mato-grossenses: Três Lagoas e Sidrolândia. Analisa também a composição e atuação dos Conselhos. Os procedimentos metodológicos utilizados compreenderam pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, por meio de fontes provenientes do governo federal e dos governos locais; e entrevistas de caráter semiestruturado com representantes do CME dos municípios analisados. A análise mostra que nos municípios pesquisados a criação de CME ocorreu via ação do PAR. A gestão democrática por meio da ação dos Conselhos Municipais de Educação é um processo em construção.

 

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Biografia do Autor

Carmen Lígia Caldas Haiduck, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS

Doutora em Educação (UCDB). Professora Efetiva da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS. Especialista em Educação, cargo efetivo, da Rede Estadual de Ensino de MS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE/UCDB) e do Grupo Núcleo de Aprofundamento em Gestão Escolar (NAGE/UFMS).

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Pesquisadora produtividade CNPq.

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Publicado
2025-02-20
Como Citar
Caldas Haiduck, C. L., & Cestari de Oliveira, R. T. (2025). PLANEJAMENTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: a criação e atuação de Conselhos Municipais de Educação em Mato Grosso do Sul. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 216-238. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22401