Leitura acadêmica digital nos livros didáticos de ensino médio venezuelano

  • Carlos Eduardo Díaz Loyo Universidad Católica Andrés Bello
  • Egledys Guadalupe Zarraga de Diaz Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda
  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: leitura acadêmica digital, hipertextualidade, multimodalidade, letramento emancipatório, educação venezuelana

Resumo

Este estudo explora as práticas de leitura acadêmica digital em livros didáticos do Ensino Médio venezuelano, com foco nos materiais da Colección Bicentenario. Ancorada na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e nos Novos Estudos do Letramento, a pesquisa busca revelar como a leitura acadêmica digital está integrada a esses livros didáticos e seu potencial para promover o letramento emancipatório. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, crítico-interpretativa, e analisa documentos de livros didáticos de 4º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Espanhol e Inglês. Os resultados indicam a presença de características hipertextuais e multimodais que permitem aos estudantes interagirem com diversos textos digitais e físicos. Essas características, como hiperlinks e recursos multimodais, oferecem oportunidades para a ampliação de conhecimentos e interação crítica com o conteúdo. No entanto, sua implementação frequentemente carece de orientação pedagógica explícita, limitando o desenvolvimento de um letramento crítico e transformador. Apesar desses desafios, os livros didáticos possuem potencial para fomentar o letramento acadêmico digital, destacando a necessidade de os professores orientarem e estimularem essas práticas em sala de aula. Esta pesquisa contribui para a compreensão das interseções entre letramento digital, leitura acadêmica e práticas pedagógicas no contexto educacional venezuelano.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Díaz Loyo, Universidad Católica Andrés Bello

Doutor em Estudos Linguisticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-Brasil). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL-Venezuela). Mestre em Educação em Processos de Aprendizagem (UCAB-Venezuela). Mestre em Ensino da Leitura e Escrita (UNEFM-Venezuela). Especialista em Desenvolvimento da Gestão acadêmica universitária (UNEFM-Venezuela). Licenciado em Educação em Inglês como Língua Estrangeira (UNEFM-Venezuela). Professor de Ensino Médio e Universitário. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET-UEFS).

Egledys Guadalupe Zarraga de Diaz, Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda

Doutoranda em Estudos Linguisticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-Brasil). Mestra em Ensino da Leitura e Escrita (UNEFM-Venezuela). Especialista em Desenvolvimento da Gestão acadêmica universitária (UNEFM-Venezuela). Licenciada em Educação em Inglês como Língua Estrangeira (UNEFM-Venezuela). Professora Titular no Departamento de Línguas (UNEFM-Venezuela). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET-UEFS). Bolsista internacional (CAPES).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/UNEB). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (PÓS-CRÍTICA/UNEB). Graduada em Letras Vernácula pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Professora Titular no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Tecnologias, letramentos e formação: itinerâncias e trânsitos na cultura digital, desenvolvido na UEFS.

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Publicado
2025-02-20
Como Citar
Díaz Loyo, C. E., Zarraga de Diaz, E. G., & Cunha Anecleto, Úrsula. (2025). Leitura acadêmica digital nos livros didáticos de ensino médio venezuelano. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 152-174. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22420