A Política de Educação Infantil na Década de 1990 no Brasil

  • Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo

Resumo

O processo de construção da “Centralidade da Educação Básica”, na década de 1990, contribuiu para a construção do consenso sobre o discurso de que somente uma nação fundamentada e centrada na educação elevaria o país ao crescimento/desenvolvimento e, consequentemente, ao progresso. É nesse contexto, portanto, que a política educacional de Educação Infantil foi ganhando notoriedade, particularmente, na Declaração Mundial de Educação para Todos – Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, no Relatório Jacques Delors e no documento Educação para Todos: o compromisso de Dakar (2001). Reafirmando os preceitos da Conferência Mundial de Educação para Todos (1990) o Marco de Dakar (2000) apresentou proposições, especialmente no que se refere à educação da infância, sendo possível constatar um discurso de caráter compensatório direcionado às crianças provenientes de famílias pobres, o que demonstra a sua convergência com as proposições expressas pelo Banco Mundial de focalização no alívio da pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Sociais - GEPPES.

Ireni Marilene Zago Figueiredo

Docente do Curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Cascavel - PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Referências

BRASIL. MEC. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília, DF: MEC,1993.

CAMPOS, Rosânia. Educação Infantil e Organismos Internacionais: Uma análise dos projetos em curso na América Latina e suas Repercussões no Contexto Nacional. Florianópolis-SC, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

CARNEIRO, Maria Angela Barbato. A educação infantil, as políticas públicas e o Banco Mundial. Revista PUC Viva nº 21, 2011.

CORAGGIO, José Luis. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In: DE TOMMASI, Lívia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAH, Sérgio (Organizadores). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 5ª edição - São Paulo: Cortez, 2007.

LEHER, Roberto. Da Ideologia do Desenvolvimento à ideologia da globalização: A Educação como Estratégia do Banco Mundial. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1998.

MEC; UNESCO. Educação – Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10 edição. São Paulo, Cortez; Brasília, DF: MEC; UNESCO, 2006.

MONLEVADE, João A.; SILVA, Maria Abádia. Quem manda na educação do Brasil? Idea Editora, Brasília, 2000.

RODRIGUES, Marilda Merência. Educação ao Longo da Vida: a eterna obsolescência humana. Tese de Doutorado (Área de concentração: Educação, História e Política). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis-SC, 2008.

SCHULTZ, Theodore W. O Capital Humano. Zahar Editores. Rio de Janeiro-RJ, 1973.

SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In: DE TOMMASI, Lívia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAH, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 5ª edição - São Paulo: Cortez, 2007.

SHIROMA, Eneida Otto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

UNESCO, CONSED. Educação para Todos: o compromisso de Dakar. Ação Educativa, Brasília-DF, 2001

ZANARDINI, Isaura Monica Souza. A Ideologia da pós-modernidade e a política de gestão educacional brasileira. Tese de Doutorado – UNICAP – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: 2006.

ZANARDINI, João Batista. Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). Tese de Doutorado. Florianópolis-SC: UFSC, 2008.

Publicado
2016-10-26
Como Citar
Bueno, C. A. R., & Figueiredo, I. M. Z. (2016). A Política de Educação Infantil na Década de 1990 no Brasil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2329