A Política de Educação Infantil na Década de 1990 no Brasil
Resumo
O processo de construção da “Centralidade da Educação Básica”, na década de 1990, contribuiu para a construção do consenso sobre o discurso de que somente uma nação fundamentada e centrada na educação elevaria o país ao crescimento/desenvolvimento e, consequentemente, ao progresso. É nesse contexto, portanto, que a política educacional de Educação Infantil foi ganhando notoriedade, particularmente, na Declaração Mundial de Educação para Todos – Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, no Relatório Jacques Delors e no documento Educação para Todos: o compromisso de Dakar (2001). Reafirmando os preceitos da Conferência Mundial de Educação para Todos (1990) o Marco de Dakar (2000) apresentou proposições, especialmente no que se refere à educação da infância, sendo possível constatar um discurso de caráter compensatório direcionado às crianças provenientes de famílias pobres, o que demonstra a sua convergência com as proposições expressas pelo Banco Mundial de focalização no alívio da pobreza.
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Referências
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