A Gestão da Educação Infantil: Prática em Contexto de Formação

  • Lucrécia Stringhetta Mello
  • Anízia Aparecida Nunes Luz

Resumo

Este artigo apresenta um contexto de formação de um grupo de estudos, com recorte sobre a função dos gestores/profissionais da Educação Infantil, em que muitos participantes vêm buscando modificar a prática nas instituições em que atuam. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa cuja problemática vem se desenhando no contexto vivido e desenvolve-se sob a égide da interdisciplinaridade no sentido de observar a ‘atitude’ dos sujeitos/gestores em relação a parceria e a interface dos saberes teóricos com os saberes da prática sem perder de vista a totalidade que envolve as políticas destinadas à gestão. Considera-se, por um lado as normativas que direcionam o currículo e, por outro, a concepção de infância que respeite a criança e toda sua singularidade. No trajeto que vem se desenhando, entre o contexto teórico e empírico, partimos de um processo intencional onde cada um sentem-se pertencentes a um ‘coletivo’ e comprometidos com as decisões da gestão compartilhada bem como com os resultados. Trata-se de reconhecer a importância de um esforço que intenciona provocar a reflexão sobre as ações que possibilitam desencadear a construção de uma ‘cultura de gestão’ para a instituição de Educação Infantil permeada pelo diálogo, escuta do outro e partilha de saberes.

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Biografia do Autor

Lucrécia Stringhetta Mello
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS)
Anízia Aparecida Nunes Luz

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas/MS, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Mello, L. S., & Luz, A. A. N. (2016). A Gestão da Educação Infantil: Prática em Contexto de Formação. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2330