Infância: A Legitimação do Brincar

  • Márcia Regina Forti Barbieri

Resumo

Propusemo-nos uma reflexão sobre a infância e não o pudemos fazer separadamente do brincar, que lhe é próprio. A problemática que se coloca ao diálogo travado com os teóricos, que se voltaram à criança, leva-nos a encontrá-la em sua pequenez. Não será ouvida e nem levada em conta a sua elaboração de pensamento e seus desejos, pois se estima que ainda venha a ser alguém – isso quando crescer. Impingem-lhe, então, padrões adultocêntricos. Atribuem-lhe e inculcam-lhe um sonho que não é dela: ser adulto. Destinam-na ao consumo e reconhecem-na inútil e improdutiva, pois lhe desprezam a capacidade criadora de fazer o novo emergir, a curiosidade que possibilita seu conhecer e a gratuidade em se relacionar e ser solidária. Há o predomínio, entre os que se ocupam de sua educação, do paradigma de que o grande é que tem valor. Caberá ao educador não ignorar a problemática que envolve a infância. Isso o compromete com a defesa da possibilidade da criança vivê-la, o que implica em assumir a presença do lúdico e também, assumir com as crianças a possibilidade de sonhar o que não ousamos, ou já esquecemos que ousamos sonhar um dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Forti Barbieri

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2ª edição. RJ: LTC, 2006.

DALLARI, D. de A.; KORCZAK, J. O direito da criança ao respeito. SP: Summus, 1986.

MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. 7ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1989. pp. 53-89.

MATURANA, H. R. Conversações matrísticas e patriarcais. In: MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Brincar: o caminho desdenhado. In: MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

PERROTTI, E. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMAN, R. (org.) A produção cultural para a criança. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982.

RAMOS, G. Vidas secas. SP: Record, 2000

VERDEN-ZÖLLER, G. O brincar na relação materno-infantil. In: MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

Publicado
2016-10-26
Como Citar
Barbieri, M. R. F. (2016). Infância: A Legitimação do Brincar. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2331