A Timidez Segundo a Perspectiva dos Alunos de Educação de Jovens e Adultos
Resumo
O presente estudo tem por finalidade identificar a opinião de alunos de turmas de Educação de Jovem e Adultos (EJA) sobre a timidez, procurando analisar a origem, causas e dificuldades encontradas por pessoas que se consideram tímidas. Além da pesquisa bibliográfica, norteada por estudos científicos sobre o assunto, foi realizada também uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas e a coleta de dados foi realizada em uma escola pública de um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Do total de 80 questionários que foram distribuídos, 09 (nove) não foram devolvidos, 09 (nove) foram entregues em branco e os 62 (sessenta e dois) que estavam respondidos constituíram a amostragem de participantes que fazem parte desta pesquisa. Os resultados apontam que é preciso redimensionar os conteúdos, as práticas nas salas de aula dos jovens e adultos, favorecendo a participação ativa dos sujeitos com características de timidez nas escolas e na sociedade em que participa. Podendo-se concluir pelos estudos realizados, que a timidez é um entrave na vida dessas pessoas causando prejuízos em sua formação enquanto cidadão.
Downloads
Referências
AURELIO (1975) www.dicionario Aurélio.com Acesso em 03/jun.2013
ABREU.E.V; PEREIRA.L.T.Z; KESSLER.E J. Timidez e Motivação em Individuos Praticantes de Dança de Salão. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p. 649-664, jul. 2008.
ALBISSETTI, V. Pode-se vencer a timidez? São Paulo: Paulinas, 1998.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.
ARROIO, M. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.
BUCK, M. B.; SANTOS, J. W. A Transferência na Sala de Aula. Revista Científica Eletrônica de Psicologia. Ano VII, nº 13, nov. 2009.
CRAWFORD, L.; TAYLOR, L. Timidez, esclarecendo suas dúvidas. São Paulo: Agora, 2000.
DEMO, P. Ser Professor é Cuidar que o aluno aprenda. 2ª Edição Porto Alegre: 2004.
GAUER, G. J. C.; ZOGBI, H.; BEIDEL, D. C.; RODRÍGUEZ, J. O. Fobia social na infância e adolescência: Aspectos clínicos e de avaliação psicométrica. Psico. Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 263-269, set./dez. 2006.
HADDAD, Sérgio, DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Disponível em www.redalyc.org. Acesso em 03/09/2013.
LIBÂNEO, J. C. Didática – São Paulo: Cortez, 1994. (coleção Magistério).
LIMA, E. S. Indagações sobre currículo: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
MONJAS-CASARES, M. I. ; CABALLO, V. E. ; MARINHO, M. L. A criança tímida e retraída. Pediatria Moderna. São Paulo - Brasil, v. 38, n.5, p. 196-201, 2002.
PEREZ, J. B. L.; DIAS, M. A. D. Crianças tímidas: aprendizagem da criança tímida e sua relação nos aspectos sócio afetivo. Eventos Pedagógicos. v.2, n.2, Ago./Dez. 2011, p. 102–111.
SAMULSKI, D. Psicologia do esporte. Barueri: Manole, 2002.
SOUZA, K. C. C. A Timidez Como Entrave Emocional Patológico: levantamento quanti-qualitativo dos relatos de pacientes atendidos na clínica-escola de Psicologia em uma faculdade da rede privada. Visão Acadêmica. Universidade Estadual de Goiás. Mai. 2011.