Políticas de Inserção de Alunos Negros e Carentes na Universidade Pública Brasileira: os desa#os das cotas

  • Silvia Alicia Martinez
  • Shirlena Campos de Souza Amaral
  • Marcelo Carlos Gantos

Resumo

Em época de lutas por direitos sociais, em que as políticas afirmativas emergem como respostas às reivindicações realizadas por diferentes grupos de movimentos sociais, em que também, a reivindicação por cotas não se limita à democratização da educação superior – sendo pleiteadas nos âmbitos do mercado de trabalho, da pós-graduação, do concurso público, dentre outros – interessa-nos reaver as experiências consolidadas em ação afirmativa no Brasil, sobretudo, a política de cotas. De maneira especial, o estudo se constitui na apreensão das cotas em seu processo de implantação e a crescente recepção da medida por outras universidades ao longo dos anos. Também, recupera questões presentes no debate sobre cotas, em busca de apontar avanços e resistências, considerando a mais recente aprovação da “Lei de Cotas” nas universidades públicas federais.

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Biografia do Autor

Silvia Alicia Martinez

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais

Shirlena Campos de Souza Amaral

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Pós-doutoranda em Políticas Sociais

Marcelo Carlos Gantos

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

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Publicado
2016-10-27
Como Citar
Martinez, S. A., Amaral, S. C. de S., & Gantos, M. C. (2016). Políticas de Inserção de Alunos Negros e Carentes na Universidade Pública Brasileira: os desa#os das cotas. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2339