Autonomia X Diálogo: Aportes Teóricos Ajudam A Compreender A Dissociação Que Ainda Persiste Em Programas De Educação A Distância

  • Jaciara de Sá Carvalho

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão do bloco “autonomia e independência” presente na literatura da Educação a Distância. O trabalho aponta que a maior parte das teorias produzidas entre os anos 1960 e meados de 1990 - pertencentes a este bloco - considera que o diálogo a distância interfere na autonomia do estudante. O objetivo desta revisão não é criticar o estudo independente enfatizado pelas teorias, até porque há de se considerar as limitações quanto aos meios de comunicação, o que também não justificaria essa dissociação. Mas sugerir a atualidade dessa premissa em alguns programas de EaD - a partir de dados do Censo EAD.BR 2012 - ainda que, em tese, estejam comprometidos com a formação humana. E, justamente por conta desse compromisso, destaca-se a importância do diálogo para a construção de sujeitos autônomos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho

Doutoranda e Mestre em Educação (FE/USP) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Referências

ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012. Curitiba: Ibpex, 2013.

BARBERÀ, Elena; BADIA, Antoni; MOMINÓ, Josep M. La adolescencia teórica de la Educación a Distancia. In: _____. La incógnita de la Educación a Distancia. Barcelona: ICE-Horsori, 2001. Disponível em: <http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1243702996874_1079301862_19726/barbera. pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CARVALHO, Jaciara D. S. Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org/xmlui/ handle/123456789/97#page/1/mode/1up>. Acesso em: 16 set. 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GARCÍA ARETIO, L. 2011. Perspectivas teóricas de la educación a distancia y virtual. Revista española de pedagogía, v. 69 (2/249), p. 255–272.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013. (Papirus Educação).

MOORE, M. 2002. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, agosto, São Paulo, p. 1–14. Tradução Wilson Azevêdo. Disponível em: http://www. abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_ Moore.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2013. Tradução de Theoretical Principles of Distance Education, p.22-38, 1993. Acesso em: 21/06/2013.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRETI, Oreste. Educação a Distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

ROMISZOWSKI, Alexander. Aspectos da pesquisa em EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Orgs). Educação a distância o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 422–434.

STOJANOVIC, Lily. Bases teóricas de la educación a distancia. Informe de Investigaciones Educativas, v. VIII, p. 11–43, 1994.

Publicado
2016-10-27
Como Citar
Carvalho, J. de S. (2016). Autonomia X Diálogo: Aportes Teóricos Ajudam A Compreender A Dissociação Que Ainda Persiste Em Programas De Educação A Distância. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2342