Programas Especiais de Formação de Professores em Serviço para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Teses e Dissertações Brasileiras (2005 a 2010)

  • Josiane Regina Monteiro da Rocha
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti

Resumo

O artigo objetiva levantar, em meio eletrônico, os trabalhos produzidos sobre os programas especiais de formação de professores em serviço na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no cenário pós LDBEN 9.394/96, em vista do prazo estipulado nesta Lei para a certificação universitária destes profissionais. Tais cursos se constituíram mediante iniciativas de instâncias governamentais estaduais e municipais em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas visando atender à exigência legal. A base  de dados utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Por sua abrangência nacional entendeu-se que possibilitaria uma visualização da realidade brasileira no que tange às pesquisas sobre estes novos modelos formativos. O texto apresenta, inicialmente, um breve histórico da formação de professores no Brasil; na sequência são tecidas considerações acerca dos programas especiais; seguidas da apresentação dos dados obtidos mediante o levantamento. Os resultados destacam as múltiplas possibilidades teóricas que a ciência contemporânea oferece ao investigador na busca por apreender o fenômeno em questão; a predominância da abordagem qualitativa como paradigma de pesquisa nos programas de pós-graduação em educação, responsáveis pela produção analisada, bem como alguns aspectos contraditórios e temáticas recorrentes.

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Biografia do Autor

Josiane Regina Monteiro da Rocha

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia; Atualmente é professora nos cursos superiores do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP)

Marli Lúcia Tonatto Zibetti

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado
2016-10-27
Como Citar
Rocha, J. R. M. da, & Zibetti, M. L. T. (2016). Programas Especiais de Formação de Professores em Serviço para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Teses e Dissertações Brasileiras (2005 a 2010). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2343