Necessidades Produtivas e Exigências de Formação: a ƒlosoƒa no currículo escolar do ensino médio

  • Cleder Mariano Belieri
  • Marta Sueli de Faria Sforni

Resumo

A disciplina de Filosofia não teve presença constante no currículo da Educação Básica ao longo da história da educação brasileira. Essa inconstância foi o motivo que desencadeou a necessidade de realização de uma investigação sobre os fatores que determinam sua inclusão/exclusão no Ensino Médio Brasileiro. A pesquisa foi realizada mediante um estudo bibliográfico e documental a fim de analisar a constituição histórica da disciplina de Filosofia nesse nível de ensino. O período de delimitação da pesquisa foi do Brasil Colônia à inserção do Brasil no contexto político-econômico neoliberal. O estudo revelou que a oscilação da presença da Filosofia nos currículos das escolas brasileiras foi influenciada pelas necessidades do setor produtivo, conforme as exigências de formação que se gestaram no interior do sistema econômico.

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Biografia do Autor

Cleder Mariano Belieri
Doutorando em Educação – UEM
Marta Sueli de Faria Sforni
Programa de Pós-Graduação em Educação – UEM

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Publicado
2016-10-27
Como Citar
Belieri, C. M., & Sforni, M. S. de F. (2016). Necessidades Produtivas e Exigências de Formação: a ƒlosoƒa no currículo escolar do ensino médio. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2344