A Trajetória do Programa Telecurso e o monopólio das Organizações Globo no Âmbito do tele-ensino no Brasil

  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Resumo

O artigo tem o objetivo de historicizar a trajetória do programa Telecurso, produzido pela Fundação Roberto Marinho, desde a década de 1970 e seu pioneirismo como um dos mais importantes projetos de ensino a distância do país. Aponta as transformações do Telecurso no âmbito do formato e do público-alvo ao longo dos últimos anos, assim como as articulações que vêm sendo estabelecidas com o Estado Brasileiro e com as diferentes frações do empresariado. Destaca- -se, ainda, a expansão do tele-ensino a partir da década de 1990, no decorrer do processo de reorganização do Estado brasileiro e as relações da Fundação Roberto Marinho com a Rede Globo de Televisão, que vem sendo um dos dos principais suportes ideológicos do projeto pedagógico empresarial das Organizações Globo.

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Silva, R. M. da. (2016). A Trajetória do Programa Telecurso e o monopólio das Organizações Globo no Âmbito do tele-ensino no Brasil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(38). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2357