Escola, Cultura, Diversidade e Educação Musical: Diálogos da Contemporaneidade

  • Luis Ricardo Silva Queiroz Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Este artigo discute e analisa perspectivas acerca do ensino de música na educação básica, a partir da complexa rede de interações que permeia a escola e a educação musical como fenômenos da cultura na contemporaneidade. Dessa forma, partindo da concepção antropológica de cultura, da função social da escola e das interações que permeiam a música como prática cultural, o texto evidencia possibilidades e caminhos para a educação musical escolar, considerando as múltiplas diversidades que marcam o ensino de música nesse contexto. As discussões e análises realizadas têm como base pesquisas bibliográfica e documental, bem como experiências empíricas consolidadas no processo de formação de professores de música para a educação básica. A partir do estudo realizado, ficou evidente que a educação musical na escola deve ser, fundamentalmente, plural. Assim, os objetivos, conteúdos e metodologias de ensino da música nesse contexto precisam considerar a diversidade de expressões musicais da sociedade, as variadas formas de vivenciar e fazer música na cultura, os distintos sujeitos que compõem a realidade escolar, os contextos sociais de cada escola, entre diversos outros aspectos que marcam universo da educação básica no século XXI.

 

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Queiroz, L. R. S. (2016). Escola, Cultura, Diversidade e Educação Musical: Diálogos da Contemporaneidade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2363