O Ensino-Aprendizagem na Perspectiva Histórico-Cultural: A Prática Docente na Educação Infantil

  • Rosemeire Messa de Souza Nogueira

Resumo

O texto traz uma reflexão sobre a concepção de ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, analisando as contribuições para o professor de Educação Infantil. Está constituído de estudos bibliográficos sobre a perspectiva histórico-cultural e em pesquisa científica que aborda a temática. A fundamentação principal indica que a criança aprende diversas linguagens e se desenvolve. Mostra que é necessário que essas aprendizagens aconteçam em meio aos diálogos, tendo o professor como mediador nas relações dentro da instituição educacional. Nesse sentido, a aprendizagem e o ensino estão relacionados, uma vez que a concepção adotada aponta que o ser humano aprende no contexto social, junto aos seus pares. Por fim, trata da importância do professor da Educação Infantil recorrer às brincadeiras, buscando formas de ensinar vinculadas ao fator motivador da ludicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Messa de Souza Nogueira
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Referências

DESCARTES, René. Discurso do método. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. 5 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção os Pensadores).

______ . The passions of the soul. In: Cottingham. J., Stoothoff, R. e Murdoch, D. The Philosophical Writings of Descartes. Vol. 1. Cambridge University Press, PP. 328-404. (em português: As paixões da alma. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983).

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Vigotski e o processo de ensino-aprendizagem: a formação de conceitos. In: Mendonça e Miller, 2006, p.128. Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima & Miller, Stela (Orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara – SP: Junqueira&Marin, 2006.

FÁVERO, Maria Helena. Psicologia e conhecimento: subsídio da psicologia do desenvolvimento para a análise de ensinar e aprender. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005.

KISHIMOTO, Tizuko M. Escolarização e brincadeira na Educação Infantil. In: SOUZA, Cyntia P.(Org.). História da educação: processo, saberes e práticas. São Paulo: Escrituras, 1998, P. 123-138.

LEONTIEV, Aléxis. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Manuel Dias Duarte. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MELLO, Suely Amaral. A apropriação da escrita como instrumento cultural complexo. In: Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima & Miller, Stela (Orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara – SP: Junqueira&Marin, 2006.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NOGUEIRA, Rosemeire Messa de Souza. O ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação infantil de 4 a 5 anos: conceitos e práticas das professoras. Tese Doutorado – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós Graduação em Educação. Campo Grande – MS, 2009.

VEER, R. V. VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. Trad. Cecília Bartalotti. São Paulo: Unimarco: Loyola, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Trad. Jeferson Luiz Camargo. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. A formação social da mente. São Paulo: Editora Bisordi, 1984.

______ . Psicologia pedagógica. Tradução do Espanhol Claudia Schilling. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Vygotsky, L. S., Leontiev A., R. Luria, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 2 ed. São Paulo: Ícone, 1988.

Publicado
2016-11-01
Como Citar
Nogueira, R. M. de S. (2016). O Ensino-Aprendizagem na Perspectiva Histórico-Cultural: A Prática Docente na Educação Infantil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(34). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2391