Indicadores e Educação no Brasil: a avaliação como tecnologia

  • Odair Sass
  • Maria Angélica Pedra Minhoto

Resumo

A avaliação dos sistemas educacionais no Brasil tem sido realizada para definir um padrão mínimo de qualidade das escolas e considerada uma ferramenta necessária, natural e independente. Tende a aparecer ao público em geral como dotada de um conteúdo indiscutível. Para debater essa crença, examinamos três avaliações realizadas periodicamente no país: Prova Brasil, ENEM e ENADE, procurando demonstrar que: a) elas devem ser entendidas como tecnologia, isto é, conhecimento científico deliberadamente aplicado para promover o ajustamento e a adaptação dos indivíduos e das instituições escolares às exigências do sistema social; b) a aparente dispersão e autonomia desses indicadores são vinculadas à racionalidade tecnológica vigente na sociedade industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Sass

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade.

Maria Angélica Pedra Minhoto

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da UNIFESP, Departamento de Educação.

Publicado
2016-11-04
Como Citar
Sass, O., & Minhoto, M. A. P. (2016). Indicadores e Educação no Brasil: a avaliação como tecnologia. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(33). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2413