As contribuições da psicologia da educação para a escola: um estudo da produção cientí' ca da ANPED e da ABRAPEE

  • Norma Celiane Cosmo
  • Sonia da Cunha Urt

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar a presença da Psicologia nas produções científicas do GT-20-Psicologia da Educação da ANPEd e da revista da ABRAPEE no período de 1999 a 2003. Buscaram-se, nas produções investigadas, as concepções de homem, os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento e as abordagens psicológicas. Os resultados indicaram avanços na produção do conhecimento da Psicologia expressos nesses dois veículos de publicações científicas. Isto ficou
constatado nas concepções de homem, de aprendizagem e desenvolvimento e nas abordagens teóricas com a predominância da Psicologia Histórico-Cultural. As temáticas revelaram diferenças nas duas áreas do conhecimento, uma dirigindo o olhar da Educação para a Psicologia e a outra da Psicologia para a Educação resguardando as suas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Celiane Cosmo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sonia da Cunha Urt

Doutora em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2016-11-07
Como Citar
Cosmo, N. C., & Urt, S. da C. (2016). As contribuições da psicologia da educação para a escola: um estudo da produção cientí’ ca da ANPED e da ABRAPEE. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(30). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2463