EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E PRÁTICA DOCENTE: UM CAMINHO DA PRODUÇÃO COLETIVA EM PESQUISA
Resumo
Este texto pontua, inicialmente, aspectos do processo de produção coletiva do conhecimento e da pesquisa de um modo geral. Em seguida, resgata-se a trajetória da constituição da Linha de Pesquisa do PPGEdu/UFMS: Educação, Psicologia e Prática Docente ressaltando as articulações teóricas que foram se configurando em cada eixo de investigação e, na interface entre eles. Considera-se que, se não houver coesão, coerência e articulação, primeiramente naquilo que cada pesquisador realiza, e entre os demais participantes não estará ocorrendo um trabalho de produção coletiva, e sim, uma mera justaposição de pessoas reunidas por força de opções temáticas e/ou teórico/metodológicas. Defende-se como imprescindível a necessidade da elaboração de um projeto coletivo de pesquisa em que haja articulação e interação entre idéias, atividades e temáticas de modo a construir, na diversidade a possibilidade da unidade.