FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DA TEORIA À PRÁTICA
Resumo
Fruto das mudanças sociais da pós-globalização vive-se um momento de tensões: local e global, universal e singular, tradição e modernidade, competição e igualdade de condições, conhecimento e assimilação, dentre outras. As conseqüências surgem em várias instituições sociais, dentre elas a escola, pois a cada dia as cobranças sobre esta instituição são maiores. Compreender esta realidade é o desafio que se impõe a este estudo que tem como objetivos gerais investigar a articulação entre a formação dos professores
oferecida pelo curso de pós-graduação da FAED/UFGD e os projetos profissionais dos estudantes-professores (projetos da escola) matriculados; ou seja, observar até que ponto as ações e conteúdos desenvolvidos no curso privilegiam a ação dos estudantes-professores no contexto de sua organização do trabalho,
absorvem os conhecimentos que lhe são trazidos e respondem ao cotidiano da prática efetiva na sala de aula e na escola. Caso não se evidencie esta correlação, detectar os motivos que dificultaram transformar sua prática. A pesquisa apresenta duas fases: primeira, um processo dialético de discussão teórico, com base em um referencial sobre o tema Educação Continuada e Autonomia profissional; segunda, um confronto com a realidade, através da pesquisa de campo realizada junto aos estudantes, através de entrevistas semi-estruturadas e observações sistemáticas, análise e leitura de materiais produzidos durante o curso. Acompanhar este curso de formação oferecido pela Faculdade de Educação parece ser imprescindível para uma reflexão (inovadora) sobre a formação docente, pois traz para os debates aspectos que não podem mais ser ignorado, dentre eles, a autonomia da escola e dos profissionais a ela ligados.