Ensino, aprendizagem e incivilidade na escola: uma leitura possível do papel do professor e da disciplina a partir da psicologia histórico-cultural

  • Marcos Freisleben Zorzal

Resumo

Este  artigo  tem,  por  objetivo,  apresentar  uma  reflexão  crítica  em  relação  ao  aumento  dos fenômenos  da  violência  e  indisciplina  na  escola  e  suas  implicações  sobre  os  processos  de ensino e aprendizagem. Nele buscamos recolocar, no centro do debate, qual seja o real papel e função do  ensino  escolar  e de  seus principais mediadores, os professores e demais profissionais do ensino. Nossa hipótese, baseada na teoria de Agnes Heller sobre as esferas cotidi­anas  e  não­cotidianas  das  atividades  humanas,  e  nos  postulados  da  perspectiva  histórico­ cultural de Lev S. Vigotski  (e cols.)  sobre as características próprias à aprendizagem humana, é a de que a escola contemporânea e  seus atores  sociais  têm sido não apenas atingidos por fenômenos psicossociais  extrínsecos  ao  seu papel  e  função históricos,  como  também  cedido ao  desiderativo  hegemônico  de  que  a  escola  deva  adequar­se  ao  cotidiano extraescolar,  o
que  supostamente  concorreria  à  solução da problemática. Com base nos  autores mencionados e suas pesquisas, defendemos que isso descaracteriza e contribui para a desestabilização e  agravamento  das  questões  disciplinares minimamente  necessárias  para  que  a  instituição escolar mantenha  suas  atribuições  e  atinja  seus objetivos histórico sociais, que  são,  eminen­ temente,  não-cotidianos.

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Biografia do Autor

Marcos Freisleben Zorzal

Professor­ pesquisador  do  Programa  de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom  Bosco  ­ UCDB. 

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Zorzal, M. F. (2016). Ensino, aprendizagem e incivilidade na escola: uma leitura possível do papel do professor e da disciplina a partir da psicologia histórico-cultural. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(26). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2534