DISCURSOS MEMORIALÍSTICOS DE MULHERES-PROFESSORAS: SEXUALIDADE FEMININA, GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Constantina Xavier Filha

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que contou com o apoio da CAPES/PICDT que buscou entender como os discursos produzidos por quatro professoras brasileiras e três portuguesas se constituíam em práticas discursivas evidenciando circulação, compartilhamento de enunciados e negociações entre o que pode ser dito e o que é interdito. Os dados analisados foram obtidos mediante entrevistas de histórias de vida tendo como referencial os pressupostos foucaultiano e os estudos de Gênero. Apesar de as professoras pertencerem a espaços diferenciados, compartilham de enunciados, especialmente no que tange a discursos de sexualidade feminina hegemônica. Adotam o discurso da docência para produzir as narrativas pessoais. É neste local – a escola –, e é nesta atividade – a docência - , que ressignificam sua intimidade e também produzem discursos que acabam por constituir ações que conduzem condutas de alunos e alunas.

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Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha

Professora do Departamento de Educação/CCHS/UFMS;
Mestra em Educação pela UFMS e Doutora em Educação pela FEUSP.

Publicado
2016-11-11
Como Citar
Filha, C. X. (2016). DISCURSOS MEMORIALÍSTICOS DE MULHERES-PROFESSORAS: SEXUALIDADE FEMININA, GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2554