ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA E NO CENTRO DE SAÚDE UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL

Autores

  • Constantina Xavier Filha

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os dados levantados em uma pesquisa sobre o processo de orientação sexual desenvolvido pelo Centro de Saúde Especial da Criança e do Adolescente em escolas  públicas municipais de Campo Grande, MS, do qual participaram adolescentes, pais, mães e responsáveis dos alunos e educadores. A pesquisa teve como objetivo avaliar o projeto, bem como detectar as principais dificuldades da vivência da orientação sexual nos olhares dos atores que dele participaram e avaliaram. O pressuposto teórico de análise dos dados foi o da Relação de Gênero, proporcionando entender como a sexualidade é vivenciada de forma diferenciada por meninos e meninas. Enquanto a visão dos meninos é mais genitalizada, as meninas projetam uma visão mais romântica, muito baseada na cultura dominante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Constantina Xavier Filha

    Professora Mestra do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

FILHA, Constantina Xavier. ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA E NO CENTRO DE SAÚDE UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, [S. l.], v. 5, n. 9-13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2640. Acesso em: 30 jan. 2026.