A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL

  • Vivina Dias Sol Queiroz

Resumo

Este artigo faz uma abordagem teórica dos principais conceitos introduzidos por Vygotsky** no campo da psicologia histórico cultural, como a interação e a atividade mediada. Para Vygotsky as Funções Psicológicas Superiores como a memória, a atenção voluntária, a capacidade de resolução de problemas, a formação de conceitos, são próprias dos seres humanos e tem origem sócio-cultural sendo desenvolvidas pelos sujeitos no decorrer da existência como resultado da herança cultural recebida de seus antecessores, através dos processos de mediação e de interação. Em se tratando do portador de deficiência mental, este sujeito pode se beneficiar bastante da educação escolarizada, desde que a intervenção pedagógica seja orientada para atender as necessidades do sujeito, possibilitando assim o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivina Dias Sol Queiroz

Professora da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP.

Publicado
2016-11-16
Como Citar
Queiroz, V. D. S. (2016). A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(22). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2569