ÉTICA E PRÁTICAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo explicitar as aproximações efetivadas no trabalho de pesquisa, realizado durante o curso de Mestrado em Educação, tendo dentre os objetivos, investigar a ética enquanto conteúdo nas políticas curriculares contemporâneas, visando explicitar em que condições ela emerge nos discursos oficiais em circulação no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, colocado como “lógico” no atual projeto de escolarização e como elemento relevante para a constituição do “sujeito”. Como suporte teórico e metodológico foi utilizado os referenciais de Michel Foucault, por meio da análise genealógica. Como parte documental selecionou-se a Constituição Federal (1988), o Projeto de Lei Nº 1258-C (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Nº 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial, o Tema Transversal em Educação – Ética (1997). Ante a diversidade de indefinições, conflitos de interesses e incertezas, decorrentes de diferentes contextos pedagógicos, a problematização da ética constitui-se elemento indispensável para a luta contra as políticas de individualização, ao qual o Estado Moderno nos prende; luta que deve ser empreendida, também, no interior da escola, representada pelas contradições do que se pensa e se faz em educação.