AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VELHAS PROPOSTAS EM NOVOS DISCURSOS?

  • Antonio Carlos do Nascimento Osório

Resumo

O momento atual exige que se resgate algumas práticas sociais exercidas pelo governo anterior e pelo atual, que merecem ser avaliadas para evitar os desacertos nas orientações, num exercício da critica da "razão política". Pode-se afirmar isso, já que o atual partido no poder exerceu, na medida do possível, a vigília, num contrapoder permanènte frente às decisões do governo anterior, utilizando pressupostos Foucaultianos na reconstrução das práticas sociais e suas respectivas orientações configuradas. Este estudo analisa os pressupostos da Política Nacional de Qualificação (2003) e o Plano Nacional de Educação Profissional (1998). Constata-se que ambas têm como proposições de mediação entre os conflitos sociais instaurados pela crise da falta de postos de trabalho e a necessidade do aumento de renda da sociedade brasileira, acelerada no governo atual, utiliza-se do discurso individualista liberal, que define o indivíduo, seus interesses e seus direitos, como puro limite da ação do Estado. No cenário, as crises são consideradas em todas as ordens regada pela desordem, desde os poderes instituídos e legitimada pela sociedade até a violência urbana e do campo, gerando outros desdobramentos em diferentes contextos, amparados por um discurso de ordem econômica que, por sua vez, impõe os diferentes de graus comprometimentos nas relações sociais, éticas, políticas e culturais. Diante dessa situação, as questões pertinentes a definições de políticas públicas passam a ser configuradas a partir de pressupostos apaziguadores desses conflitos, buscando, sempre, "não eliminar" as dificuldades socialmente conflitivas, mas sustar as angústias e os desejos, normatizando garantias de um dever do Estado, sem um compromisso coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos do Nascimento Osório

Professor Adjunto IV, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Linha de Pesquisa “Educação e Trabalho”.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Osório, A. C. do N. (2016). AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VELHAS PROPOSTAS EM NOVOS DISCURSOS?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(17). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2607