Educação e Diversidade Cultural Algumas reflexões sobre a LDB.

  • Ana Lúcia Valente

Resumo

Uma das grandes questões de nossa época diz respeito ao reconhecimento da diversidade das culturas existentes como o caminho necessário para a superação das tensões e conflitos. Tensões e conflitos ancorados na percepção das diferenças étnicas, raciais, de gênero, nacionais, etc., rumo a construção e consolidação de uma sociedade democrática. Nessa perspectiva, o processo educacional, enquanto formação humana - que inclui mecanismos de socialização, como a educação escolar -, tem sido considerado como um campo estratégico no qual tais propostas devem ou deveriam ser estimuladas e desenvolvidas. Porém, não basta partir de uma idéia para assegurar que as consequências sejam aquelas esperadas. Paradoxalmente, o reconhecimento da diversidade pode sustentar a intolerância e o acirramento de atitudes discricionárias, especialmente quando a diferença passa a justificar um tratamento desigual. Discutir, em linhas gerais, esse paradoxo, a luz da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é o objetivo deste texto.

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Publicado
2016-11-23
Como Citar
Valente, A. L. (2016). Educação e Diversidade Cultural Algumas reflexões sobre a LDB. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 2(4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2688