Música, currículo e educação do campo: uma análise de livros didáticos de arte aprovados no PNLD Campo 2016

  • Marcus Vinicius Medeiros Pereira Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O texto apresenta uma análise da seleção curricular efetuada em livros didáticos de arte que integram coleções aprovadas no edital PNLD Campo 2016. Os livros de Arte da Coleção Campo Aberto são tomados como fontes de pesquisa, e analisados a partir dos pressupostos metodológicos da teoria fundamentada nos dados. Apresentam-se os resultados de análise anterior de traços da história do currículo para o trabalho musical escolar que evidenciam as influências de um ensino tradicional de música, ligado às práticas do conservatório. Um breve panorama do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e das propostas teóricas da educação do campo são também apresentadas. As análises apontam para uma seleção curricular com marcas da tradição de ensino musical, que privilegiam os parâmetros sonoros, as notas musicais, os instrumentos musicais (em geral da orquestra) e a história da música. Além disso, percebe-se um tratamento superficial dado às questões musicais, a ausência de temáticas campesinas, e a dominância das artes visuais. A seleção curricular parece ser pensada para o trabalho de professores sem formação específica em música.

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Publicado
2017-10-16
Como Citar
Pereira, M. V. M. (2017). Música, currículo e educação do campo: uma análise de livros didáticos de arte aprovados no PNLD Campo 2016. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(45). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5079