ACREDITAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: influências do MERCOSUL na política boliviana

  • Giselle Cristina Martins Real Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD
  • Marianne Pereira de Souza Técnica de nível superior da UEMS

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar, a partir do ponto de vista brasileiro, o processo de implementação da acreditação de cursos de graduação desenvolvido pela Bolívia, com vistas a identificar as influências do Mercosul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, com referencial histórico-dialético de compreensão da sociedade. A partir da análise dos marcos normativos bolivianos observou-se que, apesar das tentativas de implementação de processos de acreditação de cursos no país desde 1994, somente a partir de 2010, após a consecução das iniciativas de avaliação do Setor Educacional do Mercosul ocorreram medidas para o desenvolvimento desses processos, que continuam bastante vinculados às ações do Setor Educacional. Constatou-se que a participação da Bolívia no primeiro ciclo do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Arcu-Sul) é uma ação importante para a política nacional, uma vez que o país busca assinar convênios para o reconhecimento de títulos em países como o Brasil, que atenderiam aos interesses comerciais de instituições de educação superior bolivianas. Esses dados indicam a presença de características da crossborder education nos processos de acreditação de cursos.

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Publicado
2018-05-22
Como Citar
Real, G. C. M., & Souza, M. P. de. (2018). ACREDITAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: influências do MERCOSUL na política boliviana. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 24(47). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5904